A expressão ESG vem dos termos em inglês “Environmental, Social and Governance” e pode ser traduzido para o português como “Meio Ambiente, Social e Governança”. Os critérios ESG são amplamente utilizados para avaliar o impacto das empresas nas dimensões ambientais, sociais e de governança, e têm por objetivo identificar as empresas que apresentam melhores práticas em termos de sustentabilidade.
Os critérios Ambientais consideram como uma empresa ou organização afeta o meio ambiente, incluindo como trata as emissões de gases de efeito estufa próprias e de fornecedores, o uso de água, o gerenciamento de resíduos e poluição, entre outros.
Já os critérios Sociais avaliam como a empresa ou organização se relaciona com seus funcionários, clientes e outras partes interessadas. Isso inclui as condições de trabalho, saúde e segurança dos funcionários, tratamento de dados do cliente, entre outros aspectos.
Os critérios de Governança analisam como uma empresa ou organização é governada, incluindo se dispõe de Conselho de Administração, critérios da remuneração executiva, direitos dos acionistas e políticas anticorrupção.
Importância do ESG
A análise ESG é cada vez mais utilizada por todos os tipos de investidores, que buscam reduzir o risco de investimento e aumentar o retorno a longo prazo. Isto é explicado pelo fato de que as empresas que apresentam melhores práticas em termos de sustentabilidade tendem a ter menos riscos e maiores retornos a longo prazo.
Esta análise é importante não só para os investidores, mas também para as próprias empresas, sendo utilizada como um indicador de melhoria de desempenho e de gestão. Empresas que apresentam melhores práticas em termos de sustentabilidade também tendem a se sair melhor em termos financeiros a longo prazo.
A análise ESG também pode ser utilizada como um indicador de oportunidades. Por exemplo, uma empresa que investe em energia solar e eólica estará bem-posicionada para se beneficiar de uma tendência de longo prazo de maior utilização de fontes de energia renováveis.
Saiba mais
Baixe gratuitamente o e-book editado pela Fundação Dom Cabral Inovação: O Motor do ESG.